
A aula foi dada como dinâmica em grupos, para que estes procurassem pelo campus um exemplo de autonomia e autogestão.
Encontramos o GALHO que será explicado a seguir:
Representado como conceito de autogestão, pois tem capacidade de sustentação.
Apesar de a beleza estar nas flores, a parte mais importante é o galho (ausência de estrela), que é o canal de vida e de nutrição das folhas, flores e frutos; a partir do momento que ele é quebrado, todo o restante morre. Em alguns casos o galho é quase imperceptível, porém está ali, fazendo sua função, cooperando para o benefício de todos.
O galho está interligado às outras partes e pode precisar delas, cada um tem a sua função ao se comparar com uma organização, podemos encontrar semelhanças. Ele também tem adaptabilidade ao ambiente, pois, se existe um obstáculo para crescer naquele lugar, encontra outro, pois não é um empecilho para seu desenvolvimento.
No caso de autonomia o galho pode também se manter vivo "sozinho", como exemplo a estação do ano outono, onde caem todas as flores e as folhas, porem a árvore se mantém viva somente com os galhos.
Na classe foram dados vários exemplos, como formigas, cachorro, água, pessoas, entre outros, cada um com seus significados de autogestão e autonomia.