Balanced Scorecard é uma metodologia desenvolvida por Norton e Kaplan no início dos anos 90, como resultado de um estudo dirigido a diversas empresas. É considerado um instrumento de gestão, planejamento e controle para empresas de qualquer porte e funciona como um mecanismo para a implementação de estratégia, não para a sua formulação.
Pretende ampliar a visão dos sistemas de controle tradicionais das empresas para além dos indicadores financeiros, em vários sentidos, incluindo as seguintes informações:
· Financeira e não financeira;
· Externa e interna;
· Constante sobre o desempenho organizacional;
· Sobre os resultados atuais e futuros da empresa.
Os objetivos desta metodologia vão muito além do que se pode extrair de um mero conjunto de indicadores. Quando é aplicada adequadamente, permite ainda transformações organizacionais no sentido da ação, em especial:
· Criar uma visão integral da organização e de sua situação atual;
· Olhar em frente de forma proativa;
· Alinhar a estrutura organizativa;
· Estabelecer iniciativas priorizadas em direção à estratégia;
· Influenciar o comportamento das pessoas-chave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário